Voar como uma gaivota, voar como uma águia, voar como um falcão!

É possível que já tenha passado por uma praia ou uma serra e se tenha deslumbrado ao ver o espectáculo de uma ou várias asas coloridas a bailar na brisa, levando pendurado um piloto de parapente, e que tal visão lhe tenha despertado algumas perguntas. Talvez tenha mesmo sentido a vontade de experimentar a liberdade e a alegria imensa que só as aves conhecem. As aves e as pessoas que se atrevem a sonhar e a partir em busca desses sonhos.

FAQ

O que é o Voo Livre?
É voar utilizando as forças da natureza e recorrendo à força do próprio piloto para descolar e aterrar utilizando os membros inferiores.
O parapente é um desporto de aventura, recreativo e competitivo, dentro da classe dos planadores: é uma aeronave leve de voo livre, lançada a pé, sem estrutura primária rígida. O piloto senta-se numa cadeira ou arnês, ou fica deitado dentro de uma “canoa” semelhante a um casulo suspenso debaixo da asa, feita de tecido. A forma da asa é mantida pelas linhas de suspensão, a pressão do ar que entra nas aberturas na frente da asa e as forças aerodinâmicas do ar que flui por fora.
Apesar de não usar um motor, os voos de parapente podem durar muitas horas e cobrir distâncias de muitas centenas de quilómetros, embora voos de uma a duas horas e cobrindo algumas dezenas de quilómetros sejam mais comuns. Sabendo explorar as brisas e as correntes de ar ascendentes o piloto pode ganhar altura, muitas vezes subindo a altitudes de alguns milhares de metros.

Será que só é possível de fazer por peritos e gente com muita formação?
Não é de facto muito difícil tornar-se piloto de parapente. A primeira coisa necessária é ter vontade. Desde que seja maior de idade pode pensar em entrar no grupo dos pilotos que partilham os céus com gaivotas ou águias.

E é seguro?
É, da mesma forma que é seguro conduzir um carro ou uma moto, sabendo como se faz!

Mas o parapente é só isso?
A partir da base do voo simples e tranquilo de encosta, ele poderá querer adquirir competências para voos mais altos. Por exemplo, voo avançado em térmica. Aí o piloto tira partido de correntes ascendentes de ar quente, subirá dentro delas girando tal como uma águia, e pode por fim decidir voltar costas ao vento e lançar-se no voo de distância e fazer muitos quilómetros!